SOBRE O PILATES

O que é pilates?

 

O Método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular. Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome. O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal

 

 

Método

 

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.


Durante a primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates então tornou-se enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos interos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque denominando seu método como “Contrologia”.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967 aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias.

Pilates naquela época já estava 50 anos a frente de seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária.

Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.
Hoje em dia as pessoas no mundo todo estão se tornando cada vez mais
esclarecidas quanto a importância de um boa forma física para que se possa levr uma vida feliz e saudável. Manter-se em boa forma física cada vez mais difícil devido à obsessão que se criou em relação ao trabalho.

Com base em estudos e prática da atividade física em seus vários níveis de movimento, adequamos nosso trabalho a realidade tecnológica e ergonômica dos nossos tempos.
Associamos os princípios básicos de movimentos biomecânicos naturais aos princípios do método pilates usando nossos conceitos profissionais e interdisciplinares para encontrar um trabalho de consciência corporal através de técnicas inovadoras.
Nosso principal objetivo é que através desse trabalho consigamos atingir níveis de consciência corporal nunca antes atingidos e mostrar uma nova realidade física, psíquica, social e espiritual.
Ambiente agradável, silencioso e de grande paz, que ajudam nesse trabalho para atingirmos os objetivos.

 

Benefícios

 

condicionamento físico e mental;

•aumento da flexibilidade, força e tônus muscular;
•alívio das tensões, estresses e dores crônicas;
•alongamento e controle corporal;
•melhora na mobilidade e ganho de vitalidade física;
•aumento dos espaços entre as vértebras e outras articulações;
•construção de uma postura correta;
•fluência de movimento ;
•estimulação do sistema circulatório, oxigenação do sangue e eliminação das toxinas;
•coordenação motora e liberdade de movimento;

•atuação na circulação energética, melhorando o humor e disposição física.